23/06/2021

STF: voto de hoje marca fechamento de carreira de Marco Aurélio

Com o voto do decano Marco Aurélio Mello e do presidente Luiz Fux, na tarde desta quarta-feira, o STF retoma o julgamento sobre a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, na ação penal contra o ex-presidente Lula referente ao tríplex do Guarujá. Já há maioria ampla, de 7 votos a 2, a confirmar o entendimento da segunda turma do Tribunal, em favor do Habeas Corpus apresentado pela defesa do petista. A expectativa é de que o voto de Marco Aurélio – que havia pedido vista - amplie este placar. O magistrado deixa o STF nas próximas semanas, ao completar 75 anos.
Em entrevista recente, Marco Aurélio classificou o julgamento da questão como “momentoso”. Mantendo o estilo ferino que sempre o caracterizou, cobrou a retomada da decisão a tempo de que pudesse participar do julgamento. “Espero não ser frustrado”, declarou, manifestando a expectativa, que se confirmará hoje, de “participar dessa momentosa matéria, já que o juiz Sério Moro foi tido como herói nacional no combate à corrupção.As previsões são de que o presidente da Corte, Luiz Fux, considerado um dos principais defensores da Lava Jato no STF, seja contrário ao entendimento majoritário até aqui, negando o Habeas Corpus. Assim, Fux se somaria às posições já firmadas por Edson Fachin e Roberto Barroso.
A provável confirmação na tarde de hoje de que Moro foi parcial ao julgar o ex-presidente Lula no tema terá como principal consequência a anulação das decisões tomadas pelo então juiz nesta ação. A questão tem forte impacto político, porque na prática colabora para liberar o líder petista a disputar as próximas eleições presidenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.