18/02/2021

Novo aumento da gasolina e do diesel

Boa notícia? Faz tempo que não vemos uma. Agora a Petrobras vai reajustar novamente a gasolina e o diesel a partir de amanhã, sexta-feira, nas refinarias. Com o novo aumento da gasolina – o quarto em 2021 – o preço do combustível vai acumular alta de 34,7% no ano.

De acordo com a estatal, o novo reajuste será de 10,2%, elevando o preço médio do litro da gasolina para R$ 2,48. O aumento não será necessariamente acompanhado nas bombas nessa proporção, pois vários fatores influenciam o preço final do combustível, como tributos e o lucro das distribuidoras.

O diesel também vai subir. O preço nas refinarias será de R$ 2,58 por litro, uma alta de 15,1%. Em seu terceiro reajuste anual, o diesel acumulará avanço de 27,7%.

A Petrobras atribui o reajuste ao aumento do preço do petróleo no mercado internacional.

Entenda: Veja como são calculados os preços dos combustíveis, da refinaria aos postos no Leia Mais

“O alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros refinadores, além da Petrobras”, disse a empresa em nota.

A estatal disse ainda que o “equilíbrio competitivo é responsável pelas reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020”.

Petróleo: Ferramenta mostra quanto cada cidade recebeu de royalties e como usou

Os recentes aumentos do diesel e da gasolina têm preocupado caminhoneiros e pessoas que trabalham com transporte público.

No último dia 12 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso um projeto que altera a cobrança do ICMS sobre combustíveis, em meio à pressão de caminhoneiros por conta dos aumentos constantes no preço dos combustíveis.

O projeto do governo estabelece um valor fixo e único de ICMS dos combustíveis para todos os estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.