12/02/2021

Autonomia do BC vai gerar empregos e renda, diz Ricardo Barros

O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP/PR) afirmou que aprovação da autonomia do Banco Central garante mais estabilidade e segurança à política monetária brasileira e vai estimular a geração de empregos e o crescimento da economia. A autonomia foi aprovada na noite desta quarta-feira (10) por 339 votos a 114 e será enviada à sanção presidencial.

“Um excelente sinal para os brasileiros. Isso dá solidez ao sistema, segurança de que a administração da moeda brasileira estará sobre um clima de estabilidade”, afirma.

Ao Banco Central cabe assegurar a estabilidade de preços, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

“A autonomia do Banco Central vai estimular a geração de desenvolvimento e de empregos, porque teremos mais investimentos e um custo mais baixo de rolagem da dívida”, acrescenta Ricardo Barros.

MANDATO – Pelo projeto de lei, os mandatos serão de quatro anos e haverá um escalonamento para que apenas no terceiro ano de um mandato presidencial a maioria da diretoria e o presidente do BC tenham sido indicados pelo mandatário do Poder Executivo. A indicação continuará a depender de sabatina do Senado.

Os oito diretores terão mandatos que se iniciam em anos diferentes do período do presidente da República. Assim, dois diretores terão seus mandatos iniciados em 1ª de março do primeiro ano do novo governo; outros dois, em 1º de janeiro do segundo ano do mandato presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.