16/01/2021

Previsão: 46,35% dos paranaenses vacinados contra Covid19 este ano


A Secretaria da Saúde publicou o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O Plano prevê ações e estratégias para os três níveis de gestão, União, estado e municípios. A Secretaria da Saúde avalia positivamente a organização disponível para a distribuição e aplicação da vacina.

O Ministério da Saúde anunciou que enviará ao Paraná 5% do total de doses da vacina contra a Covid-19 que o país conseguir adquirir nos próximos dias. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar 4.049.801 pessoas no ano de 2021, ou seja 46,35% da população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada, que soma um total de 8.736.014 pessoas. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. Segundo o plano estadual, 21 “categorias” receberão a vacina anticovid-19 ainda neste ano (veja quadro abaixo).

Após o recebimento dos lotes no Aeroporto Afonso Pena, será realizada a conferência e organização para o envio no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). As caixas com o imunizante seguirão via terrestre acondicionadas em caminhões baús refrigerados (com sistema de rastreamento via satélite), até as 22 Regionais de Saúde onde serão guardadas em câmaras frias. Em locais mais afastados as caixas serão transportadas por aviões. Cada município é responsável por retirar as caixas com as quantidades de doses para aplicação na sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.