12/01/2021

Ford fala em ‘ambiente econômico desfavorável’ ao fechar suas fábricas

A Ford Motor Co fechará suas três fábricas no Brasil este ano e assumirá encargos de cerca de US $ 4,1 bilhões. A montadora cita “ambiente econômico desfavorável” no Brasil em seu comunicado oficial.

A produção cessará imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari e Taubaté, com a produção de algumas peças continuando por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição. A planta da Troller em Belo Horizonte, Brasil, continuará operando até o quarto trimestre.

Funcionários da Ford disseram que a ação era parte da reestruturação global de US $ 11 bilhões prevista anteriormente pela montadora dos EUA, da qual ela representou US $ 4,2 bilhões até o terceiro trimestre de 2020. As ações da Ford fecharam mais de 3%.

Os fechamentos de fábricas afetam cerca de 5.000 funcionários, principalmente no Brasil, disse o porta-voz da Ford, TR Reid, em uma teleconferência com repórteres.

As vendas de veículos da indústria caíram 26% no Brasil no ano passado e não devem se recuperar aos níveis de 2019 até 2023, com ênfase nas vendas de frotas menos lucrativas, disse a Ford.

“Sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”, disse o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, em um comunicado. “Estamos mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos, encerrando a produção no Brasil.”

Funcionários da Ford disseram que o fechamento da fábrica faz parte da estratégia da empresa para atingir 8% de margens operacionais globais. A Ford, que opera no Brasil há mais de um século, começou a discutir com seus sindicatos e outros sobre as demissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.