10/09/2020

Reabertura da Ponte da Amizade vai depender de acordo com Brasil

A diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, concedeu uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 09, comentando sobre Decreto publicado pelo Governo paraguaio na noite de terça-feira, 08, que habilita postos de migração para entrada e saída de pessoas do país de forma parcial e temporal. O posto que está localizado na Ponte da Amizade é um dos que foram habilitados.

Segundo a diretora, a princípio o Decreto é válido apenas para a regulamentação de voos bolhas entre o Paraguai e o Uruguai. Esses voos, que não tem dias fixos, serão comerciais. A conexão está habilitada apenas para fins transitórios, econômicos, de trabalho e judiciais. Para ser possível voar, o passageiro terá que ter teste negativo de Covid 72 horas antes do voo. Além disso, terá de cumprir isolamento por 7 dias no país logo após a chegada.

Quanto a reabertura da Ponte da Amizade será necessário um acordo com o Brasil, já que uma Portaria editada pelo governo brasileiro estabelece fechamento de fronteira até o dia 26 de setembro. “Seria ilógico habilitar a Ponte da Amizade neste momento porque do outro lado está fechado” disse Arriola. Ela ressaltou que não é possível reabrir as fronteiras com países que também mantém Decretos de fechamento para estrangeiros. “Não habilitamos todas as fronteiras, para isso será necessário um acordo com os outros países” explicou.

O Decreto causou confusão, inclusive no Paraguai, porque, além de habilitar postos de migração em várias cidades, também revoga o fechamento de fronteiras, decretado no mês de março. O governo afirmou que nesta quarta-feira, 09, deve conceder uma entrevista coletiva para explicar o Decreto e anunciar o novo protocolo de segurança sanitária, porém até o momento não se pronunciou oficialmente. As informações são da Rádio Cultura de Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.