07/09/2020

Centrão dá ‘maioria estável’ao governo, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, avalia que a aliança entre o Planalto e o bloco de partidos conhecido como Centrão é necessária para uma “maioria estável” no Congresso.

“Hoje em dia, da forma como está estruturado o Congresso brasileiro, fragmentado como é, se você não tiver o apoio desses partidos do Centrão, você não consegue ter uma maioria estável”, disse em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, apresentador do programa Poder em Foco, uma parceria editorial do SBT com o jornal digital Poder360.

Para o general, Bolsonaro errou ao tentar negociar o apoio a projetos do governo com bancadas temáticas do Legislativo no início do mandato. Isso porque esses grupos têm representantes de partidos diversos e muitas vezes não votam como 1 bloco único.

“No 1º momento o presidente julgou que por meio das bancadas temáticas, que são integradas por diversos partidos, ele conseguiria atingir esse objetivo. E também não foi feliz, ele sabe disso.”

Para Mourão, a administração de Bolsonaro teve a virtude de identificar a ineficácia da estratégia de articulação política inicial e redirecionar os esforços. Na opinião do vice-presidente, a mudança não é incoerente com o discurso de renovação política pregado pelo presidente.

“A nova política, que o presidente sempre advogou, o ponto focal dela é nós não estarmos envolvidos em corrupção. Esse era o ponto focal”, disse.

Mourão refere-se à prática de entregar partes do governo, como estatais e ministérios inteiros, nas mãos de políticos. Segundo ele, esse tipo de prática não existe hoje como ocorreu em administrações anteriores –levando a escândalos de corrupção.

O vice-presidente diz que a maioria necessária para aprovar projetos de interesse do Executivo obriga o Planalto a “jogar com as peças que estão no tabuleiro”. Segundo ele, Bolsonaro tem “faro político” muito bom e reorientou o governo em relação ao seu 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.