26/08/2020

Mesmo sem controle da Covid-19, metade das cidades grandes retoma movimento normal

Folha de S. Paulo – Metade das cidades grandes do Brasil deixou a quarentena e retomou o movimento normal nos postos de trabalho. A epidemia da Covid-19, porém, só retrocedeu em 43% delas.

Em 171 (53%) dos 324 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, o fluxo de pessoas em seus locais de trabalho na última semana era maior, igual ou até 10% menor do que se registrava antes da pandemia. Os números são fornecidos pelo Google, com base em dados anônimos de localização dos usuários.

Segundo o monitor da Folha, que mede o ritmo de crescimento da epidemia com base em dados dos últimos 30 dias, 57% dessas cidades com aumento no fluxo de pessoas registraram alta acelerada de novos casos ou tiveram um número estável de novos diagnósticos, mas em um patamar considerado elevado.

É o caso de Campo Grande, uma das seis capitais a voltar à normalidade nos postos de trabalho em meio à pandemia. A cidade, que precisou fechar o comércio em julho para tentar diminuir a propagação da doença, hoje se enquadra na categoria estável —quando o número de novos casos é constante, mas ainda em volume significativo.

Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e São Luís, que também têm movimento normal, estão reduzindo o ritmo de contágio, mas a situação ainda não está sob controle.

Atualmente, Florianópolis é a cidade com maior isolamento. O fluxo nos postos de trabalho na última semana era 30% menor do que no início do ano. No auge da quarentena, em março, era 71% menor que antes da chegada do coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.