18/07/2020

“Se tudo der certo, teremos vacina no Brasil no primeiro trimestre de 2021”

Ricardo Palacios, diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, nunca tinha visto tanto interesse no seu trabalho e no dos colegas cientistas como o que agora domina as conversas familiares e entre amigos, desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu todo o mundo. “A gente nunca sonhou que as pessoas ficariam um dia tão atentas ao que significam diferentes fases de pesquisa, anticorpos e palavras como essas”, diz ele, que coordena o estudo clínico que testará em 9.000 voluntários a vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.

Um acordo entre o público Butantan, ligado ao Governo paulista, e a farmacêutica chinesa para a testagem e produção da possível imunização foi anunciado no dia 11 de junho e, nesta quinta-feira, em conversa com o EL PAÍS, Palacios adiantou que é possível que grupos prioritários —idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidade— recebam a vacina a partir do primeiro trimestre de 2021: “Se tudo der certo, considerando a progressão epidemiológica, talvez tenhamos a distribuição da vacina para os grupos prioritários a partir do primeiro trimestre do próximo ano”.

Palacios vê projeções epidemiológicas da pandemia “não muito alentadoras” no Brasil. “A pandemia continuará com bastante força nas próximas semanas. Se for assim, esperamos que antes do fim do ano tenhamos algum resultado preliminar eficaz”, afirmou o pesquisador, cujas apostas para o combate à pandemia limitam-se às pesquisas de vacinas desenvolvidas em todo o mundo. Ele não acredita, como alguns colegas, na chamada imunidade coletiva (ou “imunidade de rebanho”) no caso do SARS-CoV-2. De acordo com os cientistas, essa imunidade coletiva acontece quando o número de pessoas resistentes ao vírus atinge uma fração da população suficientemente alta para que ele não encontre mais indivíduos suscetíveis à infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.