05/06/2020

Exemplo no início da pandemia, Chile bate recorde de mortes e vê desigualdade social afetar planos

Nesta sexta-feira, o Chile registrou o maior número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram 92 vítimas do coronavírus, totalizando 1.448 mortes. O número de casos chegou a 122.499. Entre quinta e sexta-feira foram 4,2 mil novos casos. Os números do país sul-americano estavam controlados em março e abril, mas, em maio, começaram a subir significativamente. Por que isso aconteceu?

Jaime Labarca, infectologista e chefe do departamento de doenças infecciosas da Universidad Catolica do Chile, o início da pandemia aconteceu quando as férias de verão estavam acabando no país, na última semana de fevereiro. “É um cenário que pode ser diferente para outros países. É uma semana de retorno de muitos viajantes e, nesse contexto, foram muitos viajantes com coronavírus”, explica.Nos meses de março e abril o país se esforçou para controlar a entrada da doença no país e conseguiu manter o número de novos casos e mortes estáveis. Eram cerca de 10 vítimas da doença a cada dia, não mais que isso. “Nos fez pensar que o problema poderia estar relativamente fácil de lidar do que está sendo”, diz.

Santiago, capital do país, é o epicentro da doença no Chile. Em outras regiões, a situação está relativamente controlada, mas a situação da capital é crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.