17/05/2020

PERCENTUAL DE ANTICORPOS NA POPULAÇÃO PARA O CORONAVÍRUS.

Pesquisas revelaram o seguinte percentual de anticorpos na população para o coronavírus:
Estado de Nova York (28 de abril): 15%;
França (13 de maio): 4,4%;
Espanha (13 de maio): 5%;
Cinco distritos mais afetados pelo coronavírus na cidade de São Paulo - são 96 distritos ao todo (16 de maio): 5,9%
Rio Grande do Sul (13 de maio): 0,2%
Considerando que o vírus só deixará de circular quando a maior parte da população tiver contato com o vírus (adquirindo imunidade de grupo, também conhecida por "imunidade de rebanho") ou for inventada uma vacina, e que o vírus pode sofrer mutações, tudo indica que testemunharemos a circulação do coronavírus por bastante tempo, a exemplo do que acontece com outros microorganismos infecciosos.
De qualquer forma, em todos os lugares em que as pesquisas aconteceram, elas revelaram uma disseminação do vírus significativamente superior aos casos notificados - e, portanto, uma letalidade menor da doença.
Segue em andamento a pesquisa nacional do IBOPE sobre presença de anticorpos na população. Falei aqui sobre a pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na última terça. A primeira fase do trabalho, destinada a testar 33 mil pessoas, já alcançou 13 mil.
Em algumas cidades, os entrevistadores estão sendo impedidos de trabalhar pelas autoridades sanitárias, que não haviam sido previamente comunicadas. É preciso resolver isso. A pesquisa terá outras duas etapas que serão realizadas até junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.