29/05/2020

Banco Central diz que PIB pode cair mais de 5% em 2020

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estimou nesta sexta-feira (29) que a economia brasileira deve registrar uma retração de 5%, ou mais, neste ano. A declaração foi dada durante videoconferência realizada por uma instituição financeira.

Mais cedo, nesta sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro caiu 1,5% no 1º trimestre, na comparação com os três últimos meses de 2019.

O resultado reflete apenas os primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus, e coloca o país à beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de um tombo ainda maior no 2º trimestre.

“No caso do Brasil hoje, vemos um crescimento [variação do PIB] que vai ser menos 5%, ou um pouco mais. É difícil prever, pois depende da extensão do distanciamento social. O desemprego vai ser alto, com algumas agências do mercado falando de um crescimento de 15%, ou um pouco mais”, declarou.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

A mais recente previsão oficial do BC para o PIB deste ano foi divulgada em março e estima estabilidade, ou seja, de crescimento zero em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.