30/04/2020

Bolsonaro ataca Moraes e diz que “não engoliu” veto a Ramagem

Poder360

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi “política” a decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de anular a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal.

“Não justifica a questão da impessoalidade. Como o senhor Alexandre de Moraes foi para o Supremo? Amizade com o senhor Michel Temer, ou não foi?”, disse Bolsonaro, em uma referência à indicação de Moraes ao STF em 2017.

Na saída do Palácio da Alvorada na manhã desta quinta-feira (30), antes de embarcar para Porto Alegre (RS), o presidente falou que a AGU (Advocacia Geral da União) vai recorrer da decisão. Também cobrou “rapidez” do ministro para liberar o julgamento da ação no Plenário da Corte.

“Ontem quase tivemos uma crise institucional. Quase. Faltou pouco. Eu apelo a todos que respeitem a Constituição […] Eu não engoli ainda essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar um chefe do Executivo, que não tem uma acusação de corrupção.”

Bolsonaro negou querer interferir diretamente no órgão policial. Disse que quer alguém de confiança no cargo. Ramagem era diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Foi nomeado para a PF em substituição a Maurício Valeixo, indicação do ex-ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). O ex-diretor-geral foi demitido na última sexta-feira (24) sem o consentimento do ex-juiz federal, que se demitiu em seguida.

Bolsonaro cobrou que Moraes impeça Ramagem de continuar à frente da Abin ou então o libere para dirigir a PF. “Se não pode estar na PF, não pode estar na Abin também. No meu entender, uma decisão política, política. E ontem comecei pronunciamento falando da Constituição. Eu respeito a Constituição e tudo tem um limite.”

“Agora vai demorar semanas, meses. Espero que [a nova decisão] seja tão rápida quanto a liminar. Eu espero no mínimo isso do senhor Alexandre de Moraes. No mínimo, espero do senhor Alexandre de Moraes rapidez, para a gente poder tomar as providências.” Caso não haja decisão de Moraes, Bolsonaro disse que poderá nomear Ramagem mesmo com a liminar contrária.

O presidente contou que está buscando um nome provisório para o cargo. “Estamos discutindo um novo nome, uma nova composição, para a gente fazer com que a Polícia Federal realmente agora tenha isenção e ajude o Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.