02/07/2020

Em março, Ministério da Saúde já projetava 100 mil mortes por Covid-19

Em março, as primeiras projeções internas do Ministério da Saúde já apontavam a possibilidade de 100 mil mortes pela Covid-19 até setembro caso não fossem adotadas medidas de prevenção.

A informação é do ex-secretário de Vigilância da pasta Wanderson Oliveira, 47, um dos responsáveis por formular a estratégia para enfrentar a pandemia. Ele entrou no cargo na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e pediu demissão após a saída de Nelson Teich.

Para ele, o número atual de mortes pela doença, que já chega a 60 mil, poderia ser menor caso houvesse maior adesão a medidas de distanciamento social, alvo de embates.

O sr. ajudou a formular a estratégia para o enfrentamento do novo coronavírus. Hoje o país já soma mais de 1 milhão de casos e 60 mil mortes. Imaginava que poderíamos chegar a esses números?
Quando fizemos um dos primeiros modelos de projeção com o pessoal da Opas [Organização Pan-Americana de Saúde], em março, estimamos 100 mil óbitos.

Acredito que, se não tivesse sido feito nada, e os modelos são para essa situação, teríamos um cenário ainda mais complicado do que estamos vendo. As medidas empurraram a curva para frente.

Esses 100 mil óbitos seriam em que período?
Seriam em seis meses [até setembro]. Já imaginávamos uma situação delicada, embora os parâmetros vão mudando ao longo do tempo. Na prática, o que vemos hoje é um cenário muito preocupante e que ainda não está completamente desenhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.