13/03/2017

ESTÁ NO FACE DO HOMERO MARCHESE

LEANDRO KARNAL e ÂNGELO RIGON. O filósofo Leandro Karnal praticou suicídio intelectual esta semana depois de publicar uma foto com Sergio Moro e apagá-la em seguida, para não desagradar parte de seus leitores. Já na legenda da foto, via-se um pensador temeroso da reação de seu público ("o mundo não é linear", disse ele, que também justificava estar com Moro para tratar de "projetos para o futuro"). Intelectual que se submete à patrulha política, como frisaram bons amigos do Facebook, não é digno do epíteto.
Em Maringá, temos o outro lado da moeda. O blogueiro Ângelo Rigon, há muitos anos, é o grande general da patrulha política na cidade. Ele acusa, processa e julga, com altíssimo índice de sucesso. É notável como centenas de pessoas temem a opinião do blogueiro e se pautam por ela.
É preciso reconhecer que Rigon é muito bom nisso. Ele é capaz, por exemplo, de converter candidatos outrora aliados a seus principais alvos (os irmãos Barros) em membros da nova política. Também é capaz de estigmatizar pra sempre alguns políticos da cidade (com exceção daqueles que lhe pagam publicidade, é claro). Enfim, Rigon é um grande contador de histórias, e isso é crucial em política.
Desde que comecei a mostrar independência na Câmara, Rigon busca criar uma narrativa que seria reproduzida por outros blogueiros da cidade, vários deles CCs na administração. "É radical", "quer aparecer", "é da oposição, "é da extrema direita", "vai ser expulso do partido", enfim. Era preciso fazer o vereador recuar. Pra infelicidade deles, contudo, entendo mais de política do que muitas pessoas que ocuparam cargos em Maringá, e não tenho nada de Karnal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.