21/03/2016

Suspeito de envolvimento no petrolão é preso em Portugal

A força-tarefa da Operação Lava Jato deflagrou sua 25ª fase na madrugada desta segunda-feira (21). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra o operador Raul Schmidt Felippe Junior, em Lisboa, Portugal. Trata-se da primeira prisão no exterior de um integrante do esquema de corrupção da Petrobras. Essa etapa da Lava Jato foi batizada pelas autoridades portuguesas de "Polimento". As informações são de Gabriel Mascarenhas na Folha de S. Paulo

O suspeito foi encontrado no apartamento em que mora, numa área nobre da cidade. Segundo avaliações preliminares dos investigadores, o imóvel vale aproximadamente 3 milhões de euros (cerca de R$ 12,4 milhões).

Investigado por suspeita de pagamento de propina aos ex-diretores da estatal Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, ele também foi alvo de busca e apreensão. Os três ex-diretores estão atualmente presos.

Os mandados, expedido pelas autoridades brasileiras, foram cumpridos pela Polícia Judiciária portuguesa e pelo Ministério Público local.

Por meio de nota, o Ministério Público português informa que as buscas foram acompanhadas por uma equipe de brasileiros do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, sob "abrigo dos instrumentos legais de cooperação".

O operador, que vivia em Londres, onde mantinha uma galeria de arte, estava foragido desde julho de 2015, quando foi expedida sua ordem de prisão. Seu nome havia sido incluído no alerta de difusão da Interpol em outubro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.