21/07/2015

Helicóptero da PM sofre acidente no pouso

helicopterograer
Um helicóptero do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), da Polícia Militar, sofreu acidente durante treinamento na tarde de hoje, no Aeroporto 14 Bis, em Londrina. De acordo com informações do Comandante do Graer, tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi, o treinamento estava previsto em Nota de Serviço e faz parte das atividades dos pilotos. Não houve feridos. (Com informações da Banda B).
O Comandante da Aeronave que estava no helicóptero, que já foi instrutor na Força Nacional (na parte de aviação), é piloto desde 2007 e possui 2.500 horas/voo. Ele também é examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e, como instrutor, estava orientando um capitão, co-piloto, que também já possui 500 horas/voo e concluiu a formação de piloto pelo Exercito Brasileiro em 2012. O Graer ressalta, portanto, que os dois possuem proficiência em voo.
“O Comandante da Aeronave estava aplicando um exame de Recheque Tipo (revalidação de habilitação para aquele tipo de aeronave) ao co-piloto quando houve o acidente, que será investigado”, explica Adonis. Não houve necessidade de atendimento médico à tripulação, composta apenas pelos dois pilotos. “Num exame como este é recomendável tripulação mínima, por isso apenas os dois estavam na aeronave”, conta o tenente-coronel.
Imediatamente após os acidentes, todas as medidas recomendadas foram adotadas pelo Graer. O local foi isolado pela gerência de segurança do Seripa V (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), pertencente ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes aeronáuticos), que vai iniciar uma investigação sobre o fato. Paralelamente, a PMPR também abre um Inquérito Técnico que vai apurar as circunstâncias do ocorrido.
“Até que o Seripa V libere os dois pilotos ficam afastados de atividades de voos e devem passar por exames médicos e psicológicos e outros testes”, relata Adonis. A aeronave, que tem 23 anos, possui seguro obrigatório e teve sérias avarias, as quais serão avaliadas posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.