22/05/2014

Um em cada três eleitores consideram governo Dilma ruim ou péssimo, diz Ibope


SÃO PAULO - Um em cada três eleitores considera o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22. É a primeira vez desde o início do mandato, em janeiro de 2011, que esse índice supera o total de entrevistados que avaliam a gestão como regular - 33% a 30%, conforme os dados do instituto. Os entrevistados que aprovam o governo (bom/ótimo) somam 35%.
O índice de ruim/péssimo foi o único a subir acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos porcentuais. Esse grupo somava 30% em abril, dos quais 14% consideravam o governo Dilma ruim e 16%, péssimo. O grupo com maior crescimento é o mais crítico à gestão petista: 20% dos entrevistados classificam a administração como péssima e 13% como ruim.
Esse crescimento dos que desaprovam o governo veio justamente dos que, em abril, consideravam a gestão regular. Eram 34% em abril e agora são 30%. O índice de ótimo/bom da gestão Dilma estava em 34% em abril - 6% de ótimo e 28% de bom. Em maio, os números são praticamente os mesmos: 7% e 28%, respectivamente. Nos dois levantamentos, 2% dos entrevistados pelo Ibope não souberam ou não responderam à pergunta.

A pior avaliação do governo Dilma está entre os eleitores mais jovens (de 16 a 24 anos) e entre os que têm ensino superior e renda familiar acima de 5 salários mínimos. No recorte regional, a gestão petista é mais criticada no Sudeste, onde 1 em cada 4 eleitores consideram a administração péssima e 16% ruim. Apenas 5% desse contingente avaliam a gestão como ótima.
O governo Dilma vai melhor entre os eleitores acima de 55 anos e entre os que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados que recebem até 1 salário mínimo (51%) consideram a administração boa ou ótima. A gestão petista é mais bem avaliada na região Nordeste, com 44% de ótimo/bom.
A avaliação pessoal da presidente manteve-se igual em maio, na comparação com abril. Há um empate técnico entre os que aprovam Dilma (47%) e os que desaprovam (48%). Mais da metade dos entrevistados (51%) disse não confiar na presidente, mesmo índice registrado em abril, enquanto 43% confiam em Dilma - eram 44% em abril.
O Ibope também fez o recorte de intenções de voto de acordo com a avaliação do entrevistado em relação ao governo. Entre os que consideram a gestão ruim/péssima, 59% declaram voto em Aécio Neves (PSDB) e 48% em Eduardo Campos (PSB). O ex-governador de Pernambuco lidera entre os que avaliam o governo como regular, com 39%, seguido pelo senador mineiro, que obteve 31%. Dilma fica com 24% desse grupo. A petista tem boa folga entre os consideram sua administração ótima/boa: 72%, contra 12% de Campos e 8% de Aécio.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95% - ou seja, há 95% de probabilidade de os números retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi custeado pelo próprio Ibope e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00120/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.