25/08/2013

‘Não sou candidato a nada’, diz Joaquim Barbosa ao ‘NYT’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou em entrevista ao correspondente do “The New York Times” no Brasil, Simon Romero, que não é candidato a presidente. “Não sou candidato a nada”, disse.
A reportagem foi publicada na seção “Saturday Profile” (“Perfil de Sábado”) neste sábado (24), com o título: “A Blunt Chief Justice Unafraid to Upset Brazil’s Status Quo” (Um chefe de Justiça sem medo de aborrecer o status quo do Brasil).
“Quando o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, adentra a Corte, os outros dez ministros se preparam para o que pode vir depois”, diz o texto.
“Eu tenho um temperamento que não se adapta bem à política”, disse Barbosa ao jornalista do “NYT”.
Pesquisa do Datafolha divulgada no dia 10 de agosto mostra que no cenário com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na disputa pela Presidência, o magistrado obteria 11% dos votos. Em junho, na última pesquisa do instituto, ele havia registrado 15%.
A reportagem cita que ele é a força motriz por trás de uma série de decisões liberais do ponto de vista social, o que levou a mais alta Corte do Brasil, e ele em particular, a ser objeto de fascínio popular.
O texto cita decisões recentes do STF, como a de aumentar o número de estudantes negros e indígenas em universidades, e fala sobre a influência de Barbosa na legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo em todo o país, além de seu comando do julgamento do Mensalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.